Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Sobre o INMET

O Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (INMET) é um órgão federal da administração direta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, criado em 1909 com a missão de prover informações meteorológicas através de monitoramento, análise e previsão do tempo e clima, concorrendo com processos de pesquisa aplicada para prover informações adequadas em situações diversas, como no caso de desastres naturais como inundações e secas extremas que afetam, limitam ou interferem nas atividades cotidianas da sociedade brasileira.
Como visto em experiência presencial no INMET-MG (Belo Horizonte) em excursão com a turma de Meio Ambiente - 2A do CEFET-MG Campus X – Curvelo, a função do Instituto nacional de Meteorologia não se restringe apenas as dadas funções propriamente destinadas ao órgão, mas sim em ajudar e fazer muito além do que deveria, para atender necessidades tanto da cidade, quanto estado e país. Pesquisando, informando ou prevenindo até mesmo tragédias, o INMET é de vasta importância para toda e qualquer sociedade, ainda mais se tratando do atual mundo que vivemos, onde as variações climáticas cada vez mais tendem a aumentar e catástrofes ambientais só veem aumentando também.
O INMET assim como outros órgãos não divulga totalmente todas as informações para leigos, alguns de seus dados são restritos ao livre acesso, outros podem ser comprados, e alguns nem mesmo dessa forma chegam as mãos de qualquer um. Esses cuidados são tomados para evitar o mau uso de informações, as possíveis manipulações ou que tenham desvio de informação de alguma forma.

As análises feitas pelo INMET são muito rigorosas e criteriosas. Elas são feitas por profissionais que entendem sobre o assunto profundamente, com formação profissional, demonstrando a magnitude e importância que essa instituição possui. Demonstrando isso, temos como exemplo o curso oferecido pelo INMET de nível internacional para saber avaliar e gerenciar corretamente informações e variações climáticas, dentre vários outros exemplos que comprovam a integralidade do mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.